Como as megatrends podem mudar seu negócio

Inspiration concept crumpled paper light bulb metaphor for goodEntenda o que são e o o impacto que essas mega tendências podem causar

As transformações estão na essência da nossa história enquanto civilização. Do primeiro registro gráfico em pedras até o iPhone, o mundo fez um percurso tão fascinante quanto assustador. Fascinante porque a cada descoberta, a cada invenção, cada novidade, relembramos o quanto somos capazes de quebrar paradigmas e construir novos mundos a todo instante. E assustador porque nem sempre conseguimos prever aonde essas mudanças podem nos levar e quais impactos produzirão.

Para as empresas, antecipar-se às mudanças é uma questão de vida ou morte e manter no radar o que se conhece como megatrends é essencial. Fabiana Palumbo, especialista avançada de Inteligência de Negócios da 3M, explica que essas mega tendências são “situações que, por decorrência de inúmeros fatores, vão transformando o ambiente em que a gente vive e têm consequências em tudo que nos cerca”.

Podemos considerar megatrends todas aquelas tendências que têm força para promover mudanças em escala global e, geralmente, acontecem de forma simultânea e complementar. “A gente nunca fala em uma, mas em várias. E elas se relacionam. Uma puxa outra”, ressalta Fabiana.

Qual a importância de compreender essas mega tendências para inovar?

As tendências não dependem da nossa vontade e muito provavelmente vão se concretizar, queiramos ou não. Por isso, resistir às mudanças é sempre a opção menos inteligente. O único caminho possível, para empresas que quiserem sobreviver e crescer é compreender os movimentos e promover inovações que a transportem com sucesso para o momento seguinte que se desenha.

“Para a empresa estar preparada para enfrentar, tem que conhecer e manter a empresa competitiva. A megatrand é uma porta para o futuro. Você vai chegar a esse futuro. E pode ser de uma maneira comum ou inovando”, destaca Fabiana.

Megatrends no Brasil e no mundo

Hoje é possível visualizar uma série de mega tendências que têm força para influenciar profundamente os mercados brasileiro e global. O envelhecimento das populações, sem dúvidas, é uma que merece muita atenção. “Temos um sistema de saúde mais desenvolvido, mas estamos ganhando anos ao longo do tempo. Isso mudou vários perfis. Como vamos lidar com isso?”, ressalta Fabiana.

“É uma megatrend que vai se prolongar e você tem todo um mercado voltado para essa pessoa que viverão mais. São agências para a terceira idade, universidades para a terceira idade, apps de celular para a terceira idade, serviços de desospitalização”, elenca Fabiana.

A executiva da 3M ressalta ainda outras duas megatrends importantes: a indústria 4.0 e a internet das coisas. A primeira diz respeito à reestruturação dos sistemas de produção e a segunda trata da integração de conectividade a objetos do nosso dia a dia, como roupas e eletrodomésticos.

“Agora a gente se prepara para uma indústria totalmente automatizada, ciberfísica. Em algum tempo, teremos fábricas extremamente inteligentes. Máquinas inteligentes”, ressalta Fabiana, sobre a indústria 4.0.

Com relação à internet das coisas, ela reforça que em alguns cenários, o assunto já deixou, inclusive, de ser tendência e virou realidade. Mas ainda tem muito chão para percorrer.

E você: está preparado para enfrentar esses cenários?

Acesse o site 3M Inovação e confira vários outros conteúdos sobre o assunto, preparados pelos especialistas da companhia que é referência global em Inovação.

 

Fonte:www.administradores.com.br

Start typing and press Enter to search

Iniciar conversa
1
Podemos ajudar?
Olá!
Podemos ajudar?