Como ser incrível em se sentir incrível

ser incrívelSe você não está no clima de dar pequenos passos necessários para fazer a mudança, você provavelmente procrastinará

Eu fiz mais mudanças positivas nos últimos 11 anos do que eu consigo contar: de saúde e exercício físico a consciência e felicidade; de produtividade e finanças até desorganização e relacionamentos.

Há muitos fatores que são incrivelmente importantes na criação de qualquer mudança positiva: começando do pouco, dando pequenos passos no decorrer do caminho, encontrando motivação e responsabilidade, encontrando o apoio de pessoas ao seu redor (ou online), aprendendo a observar conscientemente suas necessidades de desistir.

Isso é tudo muito importante. Mas há outro fator que a maioria das pessoas menospreza: como você se sente com a mudança.

É por isso que eu aprendi durante mais de uma década em que venho fazendo isso, tanto para mim quanto para ajudar outras pessoas:

  • Se você não está no clima de dar pequenos passos necessários para fazer a mudança, você provavelmente procrastinará. O mesmo se você estiver muito cansado.
    Se você se sentir animado pela mudança, você dará os passos.
  • Se você esquecer alguns dias, você se sentirá desencorajado e provavelmente nem pensará sobre isso. Somos muito bons em evitar pensar sobre coisas desconfortáveis.
    Se você mantiver o sentimento bom fluindo, construirá um hábito ou fará a mudança que quer fazer.
  • Algumas pessoas podem ser desanimadoras, outras podem ser encorajadoras. Isso faz muita diferença.
    Nós mesmos podemos falar conosco (em nossas cabeças, o que eu chamo de “autoconversa”) de uma forma positiva, encorajadora, ou podemos falar conosco de uma forma negativa e desencorajadora.
  • É fácil ficar preso num temperamento negativo, em que você simplesmente não pensa que pode fazer e desiste. Nossas mentes tendem para o negativo. Impomos resistência sempre que pensamos em fazer mudanças.
  • Também é possível chegar no caminho positivo, em que você se sente incrível pelas mudanças e quer continuar. Isso é incrível. Mas não dura para sempre, então você deve ser consciente de como você está se sentindo.

Você pode perceber em todos os itens acima como sua atitude, seu temperamento e seu sentimento sobre mudança são importantes. Você pode ver que isso é afetado por como você está se sentindo a cada dia, seu cansaço e nível de estresse, como outras pessoas são encorajadoras ou desencorajadoras com você, e como você fala consigo.

Então colocando tudo isso junto, vamos falar sobre algumas ações que podem fazer você se tornar melhor em alguma habilidade menosprezada.

 

Como ser incrível em se sentir incrível

Não é possível sempre se sentir positivo e bem-disposto. Eu nem recomendo isso – muitos de nós tentam bloquear ou evitar quaisquer sentimentos negativos, e isso significa que estamos rejeitando toda uma variedade de sentimentos. Eu costumava acreditar nesse ideia, mas agora eu me permito sentir deprimido. Eu me permito sentir desencorajado, triste, frustrado, irritado – e aceito essas partes de mim ao invés de rejeitá-las.

Dito isto, você pode tomar medidas que lhe deixem num temperamento de mudanças positivas. É útil estar consciente de seu temperamento e como isso tem efeito sobre você.

  1. Pratique a consciência sobre seus sentimentos e a autoconversa. Quando você está procrastinando ou resistindo em dar passos que você sabe que deveria dar, volte-se para dentro e perceba o que você está sentindo. Você está cansado, desencorajado, estressado? Você está dizendo coisas como “posso fazer mais tarde” ou “eu mereço uma pausa”? Esteja ciente do que está se passando dentro de si e como isso está lhe afetando.
  2. Aceite seu temperamento. Em vez de rejeitar ou evitar seus sentimentos desencorajadores, simplesmente permaneça com eles. Seja um bom amigo deles. Perceba quando você estiver tendo um momento difícil, e se dê amor. Dessa forma, você desenvolve uma confiança em si, e você vê que o temperamento não é nada para se entrar em pânico, é apenas um sentimento passageiro.
  3. Saiba o que lhe deixa com um temperamento positivo. Ao praticar a consciência, você pode ver que algumas atividades lhe deixam preocupados, enquanto que outras lhe fazem sentir incríveis. Para mim, fazer uma caminhada ou algum exercício físico sempre faz me sentir ótimo. Tomar um banho, uma xícara de chá, e meditar são outras coisas incríveis para mim.
  4. Encontre incentivo. Cerque-se de pessoas que irão lhe apoiar, que colocam a mão no fogo por você, que te mandam vibrações positivas. Quando você tem amigos assim, saia mais com eles. Saia menos com as pessoas negativas. Eu percebi que tudo o que elas fazem é me arrastar para baixo. Recorra às comunidades online, se for necessário.
  5. Esteja consciente quando você esquecer de alguns dias. Eu descobri que essa é uma zona de perigo. Deixar um dia não é nada de mais, mas esquecer de dois dias geralmente faz com que nos sintamos desencorajados e, nesse momento, as pessoas desistem. Peça ajuda a amigos se você deixou dois dias passarem. Dê o menor passo para continuar andando.
  6. Dê pequenos passos positivos. Quando eu estou preocupado, os menores passos positivos são tudo que preciso para me manter num temperamento positivo e então dar mais passos positivos. Identifique o menor passo que você pode dar e coloque tudo que você pode nele.
  7. Seja perdoador. Você irá atrapalhar tudo. Todos nós fazemos isso. É normal – não é um processo reto e linear, mas um bem bagunçado. Há o aprendizado, os passos errados, muitos começos e muitas paradas. É assim que a vida funciona, seja menos ligado em fazer isso perfeitamente e em vez disso esteja grato por estar fazendo isso tudo.
  8. Encontre prazer em cada passo. Você não está fazendo isso para chegar há um destino incrível no fim. Cada passo positivo pode ser prazeroso por si, um lugar para rir e respirar, e achar gratidão. Que coisa incrível esse lugar que você está.

No fim, nada disso é fácil. Mas ao acender uma luz nesse processo, estamos levando isso de uma área menosprezada que está nos prendendo, para algo que exploramos com curiosidade e admiração.

 

Autor: Leo Babauta

Fonte: Administradores

Start typing and press Enter to search

Iniciar conversa
1
Podemos ajudar?
Olá!
Podemos ajudar?